AMIZADES SUBSTITUTAS

26 de abr. de 2015


Existem pessoas cuja função é única e exclusivamente de preencher momentos em nossas vidas. Essas pessoas não nos completarão, não farão o nosso mundo rodar e, assim que tal momento acabar, elas irão embora de nossas vidas. O processo é simples.

A primeira vez que ouvi o termo foi quando eu vi, alguns anos atrás, o filme Tudo Acontece em Elizabethtown. O filme (que completa 10 anos esse ano) conta a história de Drew, que ao viajar ao sul americano para o enterro do pai, acaba conhecendo a maravilhosa Claire, que basicamente transforma a vida dele. No filme, esse ser humano abençoado interpretado pela Kirsten Dunst explica para ele que, assim que ela o viu, sabia que ele também era uma "pessoa substituta". Segundo o Urban Dictionary, uma pessoa substituta é aquela que substitui uma outra pessoa (provavelmente de mais importância) para um parente, um amigo, ou um namorado.

Bom, eu nunca levei muita fé no termo até vir fazer o intercâmbio.

No intercâmbio, tudo que vivemos é transitório. Tudo muda e nada é constante - algo que só parei para notar agora, no final. Fiz amizade com pessoas de vários lugares do mundo, pessoas que, em quase 1 ano, viraram muito importantes pra mim - pessoas que vão embora em menos de 1 mês e que provavelmente nunca mais irei ver. Essas amizades são substitutas. Como não temos nossos amigos e/ou nossa família por perto, aquelas pessoas que nos conhecem tão bem quanto nós mesmos, nos prendemos uns aos outros a fim de poder tentar preencher um vazio. Criamos momentos e lembranças e, assim que tudo isso acabar, cada um irá para o seu lado e não manteremos contato, a não ser por aquela curtida na foto do Facebook ou do Instagram.

É claro que também fazemos amizades com pessoas incríveis que esperamos que farão sempre parte das nossas vidas. Do meu grupo de amigos, tenho três pessoas que, pelo menos para mim, não são transitórias e não são substitutas. Quando essas pessoas forem embora, eu vou chorar e ficar realmente mal, porém, no fundo, eu sei que as verei cedo ou tarde novamente.

Sei lá, o post está um pouco sem cabimento. Acho que quis postar isso porque, finalmente, caí na real de que eu também sou/fui/serei a pessoa substituta de algumas pessoas - e não tem nada de errado nisso. Nem todas as amizades que fazemos na vida são feitas para durar uma eternidade; algumas são feitas para durarem um ano, um mês, um dia, um momento.

Latest Instagrams

© PITACOZ.. Design by FCD.