RESPEITE PARA SER RESPEITADO

26 de jun. de 2015

Me pergunto o que leva um ser humano postar um vídeo de um outro ser (humano ou não) sendo aberto no necrotério. Me pergunto também o que leva esse ser humano a compartilhar tal vídeo pelo Whatsapp e o que leva as outras pessoas a compartilharem esse vídeo com amigos, familiares, pelo Facebook, pela Internet. Sério, o que leva essas pessoas a agirem de uma maneira tão sem coração?

O Christiano Araujo era famoso para uma metade de brasileiros. Para a outra metade, ele era um desconhecido. Independentemente do que ele fosse, antes de qualquer coisa, ele era um ser - ser esse que merecia ser respeitado seja na vida ou na morte. As pessoas, no entanto, fizeram o oposto disso. Tiraram foto do seu corpo sendo transportado para a ambulância, gravaram ele em seu estado mais vulnerável, tiraram foto do seu rosto já no caixão. 

Eu entendo que quando o assunto é alguém famoso, nós temos a tendência a deixar a razão de lado. Eu mesma sou culpada de fazer isso várias vezes. Agora, tudo na vida tem um limite. O Christiano era um ser humano como eu e você. Ele também sentia dores de barriga, também já deve ter ficado de ressaca depois de beber muito, também já fez merda que deve ter se arrependido depois... Botamos celebridades em pedestais e as vezes esquecemos que eles são humanos como nós - e da mesma maneira que você gosta de ser respeitado, eles também gostam.

Hoje em dia, estamos muito egoístas. Não pensamos mais na consequência que as nossas atitudes podem ter nos outros. Me pergunto, e se fizessem isso com você? E se a sua família visse um vídeo de você no necrotério? Como você acha que eles se sentiriam? Se você ainda estivesse vivo e pudesse falar alguma coisa, como você se sentiria? "Ah, mas eu não sou importante..." Para as pessoas que te amam, você é. Me recuso a pensar que por mais deplorável a pessoa que tenha tirado as fotos e gravado o vídeo seja, não tem ninguém que choraria no seu funeral ou lamentaria sua morte.

Se bote no lugar do outro. Esqueça o cantor Christiano Araujo e foque na pessoa Christiano Araujo. Se bote no lugar da mãe que perdeu um filho muito cedo. Se bote no lugar de uma família que perdeu a filha. Se bote no lugar de milhares de pessoas que choram por alguém que elas gostavam muito. Se bote no lugar dessas pessoas e pare. Reflita sobre suas ações. Aja contra elas e vire um ser humano melhor. Espalhe amor ao invés de ódio. Espalhe amor ao invés de egoísmo. 

Respeite a vida, o falecido e os vivos. Respeite para ser respeitado.

Latest Instagrams

© PITACOZ.. Design by FCD.