O MIMIMI DA "FALTA DE EMPREGO"

18 de out. de 2013

Todo mundo adora afirmar que não temos emprego no Brasil (ou no mundo, diga-se de passagem). Enquanto alguns dizem que a crise é a culpada, outros falam que o problema é a idade. Pessoas que fazem 4 anos ou mais de faculdade e dizem que não conseguem encontrar algo na área em que se especializaram. Bom, pra mim isso é tudo um monte de mimimi.

Ontem fui na lanchonete da minha faculdade, onde fui mal atendida. Depois de ver um bando de gente que estava atrás de mim receber o mesmo pedido que o meu ANTES, lembrei a moça do meu pão na chapa. Esta, me pediu calma, virou de costas e ficou falando com a colega "aff, tá com pressa e que não sei o que..." Isso por que o meu pedido foi feito antes de o de muita gente e eu estava ali pacientemente esperando. Conclusão da história: ela me deu o meu pão de má vontade e ainda ficou falando quando eu saí, como se eu estivesse errada.

Vemos isso em tudo quanto é lugar aqui pelo Rio. São vendedoras (e bancários, e recepcionistas, e vários outros "es") que acham que estão fazendo um favor a nos atenderem, profissionais de obra que não cumprem as coisas no prazo, secretárias que saem mais cedo... Quando ficam sem emprego, adoram culpar a empresa ou o mercado, nunca olhando para o próprio "rabo". Será que a culpada é a empresa? Será que você, querido profissional do mercado, não fez absolutamente nada para merecer isso? Logo você que atende todos com um sorriso no rosto, é gentil, está sempre pronto para ajudar, é pontual... Será que você é realmente tudo isso que acha ser?

As pessoas acham que por terem um nível superior completo ou por estarem empregadas em algum lugar, não precisam ficar se especializando quando, na verdade, todos nós precisamos estar constantemente atualizados nas coisas que o mercado procura. Isso não vale só para o engenheiro mecânico não! Isso vale para todos os profissionais, de todas as áreas, independentemente de buscarem uma carreira ou não.

"Ah, mas é caro ficar fazendo cursinho para se especializar..." Bom, meu pai sempre disse que o derrotado sempre procura desculpas para justificar a sua derrota. Não tá podendo investir em um curso no momento, a Internet está aí pra isso. Hoje, existem vídeos no Youtube que ensinam de tudo: de aula de inglês à como consertar um teclado de computador ou mexer no photoshop. Se você trabalha em algo menos técnico, sorria e procure maneiras de se diferenciar de seus colegas de trabalho. Tenho certeza que se você trabalha em uma loja (ou na lanchonete da universidade), sorri e procura sempre dar o seu melhor, os clientes começaram a te destacar dos demais, seu supervisor irá perceber, e, além de você manter o seu emprego por mais tempo, você poderá ganhar até uma promoção. Um pouco de bom-humor e uma boa prestação de serviços pode mudar muita coisa. Os clientes (e o mundo!) agradecem!

Latest Instagrams

© PITACOZ.. Design by FCD.