UMA FOTO NÃO VALE MIL PALAVRAS

13 de out. de 2014


A minha vida toda eu escutei falar que uma foto vale mais do que mil palavras e sempre acreditei nisso. Você falar que alguém falou algo é bem diferente do que mostrar isso.

Pois bem. Acho que podemos dizer que, em uma geração obcecada com a fotografia, onde todos tiram selfies e onde precisamos documentar cada segundo nosso, as fotografias não são mais prova de nada. Elas simplesmente servem para retratar algo que aconteceu, compartilhar na rede e pronto. Não ficamos mais olhando saudosamente para elas e lembrando dos momentos que passamos. Não. Hoje em dia, posamos, tiramos a foto, compartilhamos e vamos para o próximo evento, onde fazemos exatamente a mesma coisa. É um ciclo narcisístico sem fim.

Tá, mas de onde veio tudo isso?

Esse final de semana, fui para uma das minhas cidades favoritas no mundo todo com um grupo de amigos. Bom, tecnicamente, isso era para ter acontecido, já que estávamos todos em NY ao mesmo tempo. A verdade é que ficou eu e a minha amiga francesa juntas o tempo todo e os meninos foram fazer as coisas deles. Nos vimos 3 vezes no final de semana todo e isso porque uma vez foi sem querer. Planejamos essa viagem juntos desde o final do mês passado e quando chegamos lá, cada um foi para o seu canto e bye-bye. Quando nos encontramos, tiramos fotos (que, obviamente, foram postadas no Facebook) e depois voltávamos a nos separar. Se você ver apenas uma das fotos (a de cima), vai achar que tivemos o time of our lives com eles, indo para show da Broadway e nos divertindo muito, quando a verdade é que logo depois da foto ter sido tirada, cada um foi pro seu canto.

Hoje em dia, tiramos fotos para os outros e não para nós mesmos. Não nos importamos se, daqui há 20 anos, vamos olhar aquelas fotos e nos lembrarmos com carinho da situação que vivemos e compartilhamos com aquelas pessoas. Hoje em dia, a única coisa que importa é quem vai ver a foto e dar like. Isso é triste. Se antigamente uma foto valia mais do que mil palavras, hoje ela não vale nem duas curtidas.

Latest Instagrams

© PITACOZ.. Design by FCD.